Animal silvestre e animal doméstico - Saiba as diferenças

Você sabe o que é um animal silvestre e animal domésticos? O que define se um animal é silvestre ou doméstico? Veja exemplos

Afinal, você sabe o que é um animal silvestre? O que define se um animal é silvestre e um animal doméstico? As diferenças entre essas espécies estão nas suas formas de adaptação, logicamente, muito diferentes umas das outras.

Suas origens não pode ter relação ao grau de domesticação do animal. Por exemplo, um filhote de girafa cuidado desde pequeno por pessoas. Ele pode habituar-se a conviver com o homem e acompanhar o dono, tornando-se manso. Porém, continua a ser um animal silvestre ou selvagem. Já um bezerro ou um cão, abandonados pelo dono ou fugidos, têm seu comportamento rapidamente alterado. Se tornam ariscos ou agressivos ao homem. Mas são, ainda assim, animais domésticos.

Através da evolução, muitas coisas mudaram, no reino animal não foi diferente.Os cães e gatos eram animais selvagens, mas que vivem conosco hoje em dia. Animais silvestres têm características únicas. Você sabe quais são as diferenças em relação aos domésticos?

O que são animais silvestres ou selvagens?

São considerados animais silvestres ou selvagens todos os animais que vivem ou nascem em um ecossistema natural, como florestas, rios e oceanos. Existem animais silvestres nativos – brasileiros – e exóticos – de outros países. Lobo-guará, onça-pintada, mico-leão-dourado, piranha, boto, curió, papagaio e capivara são exemplos de animais silvestres nativos. São animais silvestres exóticos: leão, tigre, pavão, elefante, canguru e outros animais que não fazem parte da fauna brasileira.

Exemplos de animais silvestres:

Leão
 Macaco
 Tucano

O que são animais domésticos?

Com o passar do tempo, o homem foi amansando, domesticando alguns desses animais, tornando possível o seu convívio no nosso meio, utilizando alguns deles para seus interesses, como no trabalho, na alimentação, no transporte próprio e de coisas, e para brincar. A esses animais damos o nome de domésticos.

Os animais domésticos não vivem mais no ambiente de origem natural e não têm medo da presença do homem. Pelo contrário, gostam de ter nossa companhia e de receber carinho. Se fizermos algo que eles não gostam, podem assustar, avançando nas pessoas que estão por perto, pois essa é sua forma natural de defesa.

Exemplos de animais domésticos:

Cachorro
 Cavalo
 Gato

É crime ter um animal silvestre em casa?

Animais silvestres só podem ser mantidos fora de seu habitat natural por criadores controlados e legalizados pelo IBAMA. Portanto, é crime capturar uma animal silvestre da natureza para tê-lo em casa, sujeito a multa e prisão. Além da comercialização, o abuso e maus tratos também são considerados crimes ambientais.

Separar animais silvestres de seu ambiente acarreta em um grande problema, pois afasta-o de sua família e também afeta vários outros bichos que dependentes dele para sua sobrevivência.

Comentários