Cachorro chorando - entenda o motivo

Por que os cães choram? Entenda o porquê e saiba como evitar.

É difícil lembrar de um cachorro chorando, pois eles constantemente estão alegres por onde passam. Vivem balançando o rabo e sempre procurando brincar. Porém, exitem momentos em que o seu cachorrinho fica triste e chora, você sabe o porquê? Bem, algumas vezes conseguimos perceber o motivo logo de cara, outras você nem se quer imagina.

É doloroso para nós ouvir o choro de nosso amigo peludo, porque acreditamos que estamos agindo da forma errada. Mas esse pensamento está fora da realidade. Separamos algumas razões principais que o fazem chorar.

Você sabia que a morte de um animal de estimação dói igual à de um familiar? Depois que você ler esse artigo, volte aqui e clique para entender melhor.


Porque os cães choram?

A maneira que o cachorro chora é bem diferente dos humanos. Isso porque um cachorro chorando não produz lágrimas, apenas um som agudo e repetitivo. Quando o ser humano não está se sentindo bem ou sentindo dor, ele chora. Mas isso não significa que seu cãozinho esteja passando por esses problemas.

Do mesmo modo que os latidos, o choro dos cães é um modo de comunicação utilizado por eles. Portanto, fique tranquilo!

Causas do choro de um cachorro

Os filhotes são os reis do drama. São muitas as causas que podemos listar, separamos algumas, as principais.

Falta de atenção

Acredito que esse seja o principal motivo do choro. O seu pet está apenas fazendo manha e buscando a sua atenção para receber carinhos e chamegos. Quem sabe até um pedaço de pizza.

Ambiente novo

Muito comum com os filhotes, eles acabaram de chegar e não estão acostumados com a rotina da casa, a posição dos móveis, o cheiro, as pessoas, enfim, com o novo ambiente.Tudo é novidade.

Sentem falta da família

Quando um filhote nasce, ele fica alguns meses com sua mãe e seus irmãos para amamentação e para adquirir habilidade de adaptação. No seu novo lar, sentirá saudades dos cuidados antes da separação.

Sentem medo

Existem muitos motivos que podem despertar o medo nos cães, Por exemplo, ir no veterinário, os barulhos do exterior, um local desconhecido ou ficar sozinho.

Sentem fome

Ninguém melhor que o dono pra identificar quando seu cachorro está com fome. Eles agem de diversas formas. A mais comum é mexer na sua vasilha de comida para que alguém encha de ração novamente.

Sentem frio ou calor (mudança de temperatura)

Da mesma forma da falta da família e de comida, a exposição do pet ao frio e ao calor também podem deixar cachorros de qualquer idade se sentindo desconfortáveis, provocando o choro. Tudo em excesso faz mal, fique atento a isso.

Sentem dor ou mal-estar

Se um cão não se sente bem, pode transmiti-lo aos demais através do choro e de gemidos. Fique atento; já que o choro dos animais (assim como dos seres humanos) também pode ocorrer em função de dor ou mal-estar.

Caso seja este o caso, levar o pet à um médico veterinário é a melhor opção, já que, somente um profissional será capaz de indicar o tratamento ou os cuidados mais adequados.

Como evitar o choro dos cães?

Sabemos que é inevitável seu cão chorar em algum momento. Mas, separamos alguns truques e medidas para que esse fato ocorra o mínimo possível.

No caso dos filhotes, sabemos que o trauma da separação é uma das principais motivações para o choro. Manter seu animal por perto é uma ótima medida pra evitar a sua tristeza. Uma dica simples é quando o dog já tiver passado o dia brincando com você, deixar a blusa que estava usando junto com o animal no local onde ele dorme pode ser uma forma de fazê-lo sentir menos só – já que ele sentirá o seu cheiro durante todo o tempo e, assim, terá a sensação de estar acompanhado.

Deixar um animal de pelúcia como companhia pode ser uma excelente alternativa. Pois, ajudam a lidar com a solidão durante os seus primeiros dias em um novo lar. Se preferir, deixe-o dormir com você as vezes.
Como mencionado anteriormente, os cães choram quando sentem fome. Portanto, certifique sempre se sua vasilha tenha comida e água, e o mantenha em ambientes onde ele esteja protegido do frio, da chuva e do vento. A alimentação adequada faz com que a saúde e bem estar de seu pet seja favorável.

Sempre que seu cão chorar, vá ao seu encontro. Faça com que ele perceba que não é o choro o que chama a sua atenção, mas sim o seu bom comportamento. Esse processo pode demorar um pouco até que o cão se acostume por completo, no entanto, é a melhor maneira de garantir uma vida mais tranquila e sem o pranto do seu pet.

Não é difícil atender as necessidades de seu cão, apenas fique de olho nos sinais. Porém, se o problema agravar, procure a ajuda de um profissional para resolvê-lo.

Comentários