Como dar banho à seco em seu cachorro

Aprenda como dar banho à seco em seu cão. Veja dicas de aplicação, os benefícios, se deve passar talco e como neutralizar os odores.

Manter nosso cãozinho ou gatinho sempre perfumado não é tão fácil quanto parece, né mesmo?

Hoje em dia, se ouve muito falar de preservação da água. Isso porque, se não a usarmos de forma consciente, estaremos contribuindo para o fim dessa riqueza natural. Se cada um fizer sua parte economizando água, contribuiremos por um mundo melhor e cheio de vida.

Uma maneira de você ajudar na economia da água, é banhando seu cachorrinho a seco. Como assim? Sabemos que o banho é importantíssimo para o bem estar do cão, porém, você pode intercalar entre um banho com água e outro sem água.


Dar banho sem água no cachorro

O banho com água tem muitos benefícios, desde a limpeza do animal até combate ao calor. Mas a questão é: como banhar o pet sem água?

É simples! Você vai precisar de algumas coisas:
  • Produto específico para limpeza de orelhas e um para focinho
  • Algodão
  • Lenços umedecidos para cães (Não usar outros lenços, pois possuem um PH diferente)
  • Spray para “Pele e Pelo” de cães
  • Toalha seca

Passo a passo para dar banho à seco em cachorros

1º - Limpar orelhas e focinho

Pegar um pedaço de algodão e molhar com o produto específico para limpeza de orelhas, de sua escolha. Após isso, higienize bem os ouvidos de seu cão, mas não precisa limpar lá dentro.

Em seguida, com o algodão umedecido no produto de limpeza de focinho, limpe a região entre os olhos e focinho do cão, mas sempre tomando cuidado para que o produto não entre em contato com os olhos.

2º - Limpar barriga, genitália e patas
Com os lencinhos umedecidos para cães, comece limpando a barriga, depois o bumbum e as genitais do cachorro e por fim, as patinhas. Na hora de limpá-las, limpe bem as almofadinhas das patas de seu cão.

3º - Limpeza do pelo
Com o Spray específico para Pele e Pelos, vá borrifando em todo corpo de seu cachorro e passando uma toalha seca por cima, no sentido do pelo.
Se seu cão tiver uma pelagem comprida, passe o produto e com uma escova para cães, escove os pelos no sentido contrário e depois, com um secador, de longe vá secando e escovando no sentido do pelo.
Esse Spray servirá para desembaraçar e deixar os pelos mais sedosos, além de deixar o cãozinho bem cheiroso.

Passar talco no cachorro

Se você pretende passar talco de bebê no seu pet, tenha cuidado! O produto pode prejudicar a pele dele e também provocar queda de pelo, pois possuem um PH diferente. Mas existem talcos próprio para cachorros, que são cheirosos do mesmo jeito, e custam barato.

Talco Antipulgas e Antisséptico

Existem no mercado talcos que, além de deixar seu cachorro cheiroso, contém em sua fórmula um inseticida, a permetrina, eficaz no combate ás pulgas, e um antisséptico, que tem ação desodorante pela eliminação de bactérias e fungos.

Como neutralizar os odores dos cachorros

É difícil encontrar um dono de cães que consiga cumprir a missão de deixá-lo sempre cheiroso. Ele pode lindo, meigo a companheiro, mas sempre exala odores que precisam ser neutralizados.

Os motivos dos odores

Os cachorros exalam odores naturais, que servem para demarcar o território, reconhecer amigos e inimigos e, no caso das fêmeas, atrair parceiros sexuais no período do cio.

Alguns fatores podem intensificar os odores, como a alimentação, o uso de medicamentos e algumas doenças. Nestes casos, o veterinário pode indicar as melhores opções.

Suor e saliva

Muitos cachorros são bastante “babões”. Ao dormir sobre um tapete ou sofá, por exemplo, eles acabam deixando lembranças malcheirosas. Uma boa faxina na casa resolve temporariamente o problema.

O xixi

Todo filhote deve ser acostumado a fazer as suas necessidades fisiológicas durante o passeio diário, no quintal ou na área de serviço, para os que residem em apartamentos. Entretanto, como em todo aprendizado, existem falhas no processo, que resultam em pequenas poças malcheirosas.

A dica para eliminar este problema é simples. Basta preparar uma solução com partes iguais de água, sumo de limão e bicarbonato de sódio. Retire o excesso de urina com um papel absorvente e aplique a mistura, que pode ser usada em tapetes, carpetes e sofás, porque não desbota os tecidos.
Gostou das dicas? Não esqueça de comentar e compartilhar!

Comentários