Cachorro pode comer uva? Você precisa saber disso

O que acontece se meu cachorro pode comer uva? Ele pode morrer? O que fazer? Qual tratamento?

Sabemos que as uvas são frutas muito apreciadas. Além de serem deliciosas e virem em diferentes variedades e cores, as uvas são grande fontes de nutrientes, como minerais e vitaminas. Podem até mesmo ajudar a combater diversas doenças e melhorar o sistema imunológico do ser humano. Mas será que com os cães elas também são favoráveis?


Cachorro pode comer uva?

Os cães podem comer quase tudo que o ser humano come. Porém, o sistema digestivo dos cães não funciona da mesma forma que o nosso. Isso quer dizer que, às vezes, mesmo um alimento sendo uma importante fonte de nutrientes para nós, pode não ser indicado para cachorros.

Mas a uva é prejudicial para os cachorros? Vamos a resposta!

Mesmo oferecendo nutrientes importantes para a nossa alimentação regular, as uvas podem ser muito perigosas se consumidas por caninos, e isso inclui também as uvas-passas. Podemos afirmar, sem sombra de dúvida que o cachorro não pode comer uva.

O que acontece se um cão comer uvas?

Existem muitos dos nossos alimentos que são tóxicos para cachorros, e a uva é um deles. Portanto, cachorros nunca devem comer uvas, seu consumo pode causar ao seu cachorro insuficiência renal severa seguida de falência renal e morte.

O problema é que as uvas em quantidade grande, tem um alto potencial tóxico, e podem envenenar um cachorro. Muitas vezes esse quadro de envenenamento não é reversível, e acaba por tornar-se uma morte lenta e dolorosa.

Sintomas de cães intoxicados por uvas:
  • Vômitos e diarreia;
  • Perda de apetite;
  • Letargia, apatia;
  • Dor abdominal;
  • Faz pouco xixi, ou não faz xixi;
  • Insuficiência renal aguda e morte.

Porque a Uva é Tóxica?

Muitas pesquisas foram feitas para descobrir qual é a substância que está na uva que causam a toxicidade. Mas a causa dessa toxidade ainda não foi conhecido.

Infelizmente essa substância continua uma incógnita, apenas sabe-se que a toxina está na parte suculenta da fruta. Ou seja, mesmo sem a casca e sem as sementes a uva continua sendo tóxica.

De fato, esta substância misteriosa da uva é altamente tóxica aos rins.

Acredita-se que a uva também possa causar algum tipo de reação alérgica.

Também não foi determinado qual é a quantidade certa de uva que é necessária para induzir esta toxicidade.


O que fazer se meu cão comer uva?


Sei que já foi avisado, mas não custa nada reforçar, nunca ofereça uvas ao seu cachorro!

A intoxicação acontece muito rapidamente, principalmente se o cão for sensível. Então, o que precisamos fazer é impedir a absorção da substância tóxica. Para isso, será preciso induzir vômito no cão, caso ele já não esteja vomitando.

Em alguns casos, o animal deverá ser medicado pelo médico veterinário, e até mesmo tomar “soro na veia”. Isso serve para tentar ajudar o organismo a se livrar das toxinas, e também para manter os rins funcionando.

Como não é possível saber se o seu cão irá se intoxicar ou não, é melhor ser cauteloso e simplesmente evitar que ele coma. E, se ele comer, leve ao veterinário para tomar as devidas providências o quanto antes.

Veja também: Como agir nos casos de envenenamento animal.

Comentários